Todo dono de um cão, já teve esta dúvida em algum momento na vida! Embora não consigam se expressar com palavras, os cães têm o seu próprio meio de comunicação e podem ser bastante eficazes na sua tentativa de se expressar. O primeiro passo para entender a mensagem que os cachorros estão tentando passar é observar atentamente a expressão corporal do animal. A mobilidade do rabo, a posição das pernas, latidos, uivos e, é claro, a movimentação da orelha de cachorro dizem muito sobre o padrão comportamental do animal.
Fatores como raça e porte não influenciam a forma com que os cachorros usam as orelhas. Embora os cães tenham anatomias diferentes, os movimentos serão os mesmos e vão denunciar os mesmos sentimentos, como medo, felicidade e tristeza.
Os cães possuem, em média, dezoito músculos em cada orelha. Essa característica é uma das grandes responsáveis por fazer com que os cães façam inúmeros movimentos como: girar, inclinar, levantar e abaixar as orelhas. Algumas raças de cães podem apresentar pouca mobilidade, tais como o Maltês, Shin Tzu, Lhasa Apso, e outras que tem essa parte do corpo escondida sob os pelos – o animal com orelha grande também pode sentir essa dificuldade, como exemplos o Fila Brasileiro, Weimaraner, Dalmátas, Afghan Hound e outras. Infelizmente, essas características dificultam a capacidade de comunicação dos animais pelas orelhas, mas as raças que apresentam esses obstáculos acabam compensando em outras estratégias, como latidos e movimentos corporais.
No caso dos akitas, as orelhas podem no mostrar inúmeros sentimentos ou necessidades de comunicação.
As orelhas – O que elas podem nos dizer?
• Orelhas levantadas e levemente inclinadas para frente: essa posição indica que o cachorro está prestando atenção. Quando muito concentrado, o bichinho também costuma inclinar a cabeça, podendo variar a direção. Você deve lembrar de já ter visto um cachorro com a cabecinha virada para o lado, bastante focado no que está acontecendo. É a coisa mais fofa!
• Orelhas em pé e paradas: essa é uma característica de um cão dominante, pronto para provar a sua autoridade no ambiente, seja com outros cachorros ou até mesmo seres humanos.
• Orelhas apontadas para a frente: esse é um indicativo de que o cachorro está desafiando o mundo, pronto para o ataque. Se esse movimento vier acompanhado de dentes abertos, olhos fixos no alvo e nariz para trás, é melhor ter cuidado! O cachorro pode estar prestes a investir em algo que considere uma ameaça.
• Orelhas para baixo: nesse caso, o cachorro está tenso ou com medo. É provável que o cão também apresente a cauda entre as penas, a cabeça e os olhos baixos. Nesses momentos, é importante dar bastante carinho ao animal.
• Orelhas relaxadas: esse é um bom sinal! Orelhas relaxadas, cauda reta e boca aberta com a língua para fora são indicações de que o cachorro possui um sentimento de amizade e se sente feliz e confortável.
• Orelhas em movimento, para cima, para trás, para frente: mostram que o cachorro está indeciso, tentando descobrir o que está acontecendo.